O que Significa: Aborto Oculto

O que Significa: Aborto Oculto

O termo “Aborto Oculto” é derivado do hebraico, que vem do verbo “cair”, e significa “aborto”, e do grego “éktroma”, que também traduz para “aborto”. A palavra hebraica aparece três vezes nas Escrituras: Jó 3.16, Salmo 58.8 e Eclesiastes 6.3, referindo-se ao feto que é expelido sem vida do útero materno. Outra referência figurada a um “aborto” é encontrada nos Números 12.12, onde o termo hebraico é diferente, embora também traduzido como “aborto” em algumas versões, e na LXX (Septuaginta) é traduzido como “éktroma”. O contexto é o apelo de Aarão em favor de sua irmã Miriã, para que ela não fique com a aparência de um aborto devido à lepra que a afetou, ou seja, como se ela tivesse saído do ventre de sua mãe com partes de seu corpo consumidos. Além disso, uma referência figurada a um “aborto” é feita por Paulo em 1 Coríntios 15.8, onde ele se coloca como o último dos apóstolos a quem o Senhor ressurreto apareceu, como se seu apostolado fosse resultado de um “nascimento monstruoso”. Neste artigo, examinaremos o significado de “Aborto Oculto” nos textos bíblicos mencionados e sua aplicação teológica e figurativa, bem como as possíveis interpretações dessas passagens.

Aborto Oculto no Antigo Testamento

No Antigo Testamento, a expressão “Aborto Oculto” é encontrada em três passagens: Jó 3.16, Salmo 58.8 e Eclesiastes 6.3. Esses versículos descrevem a situação de um feto que é expulso sem vida do ventre materno, uma perda precoce e lamentável. Em Números 12.12, há uma referência figurada ao “aborto”, onde Aarão faz um apelo em favor de sua irmã Miriã para que ela não seja internada pela lepra de forma a parecer como se tivesse sofrido um aborto, isto é, com partes de seu corpos consumidos. Nesse contexto, a palavra “Aborto Oculto” é usada metaforicamente para ilustrar a situação aflitiva e prejudicial da doença de Miriã.

Interpretação de Paulo em 1 Coríntios 15.8

Em 1 Coríntios 15.8, Paulo usa a expressão “Aborto Oculto” de forma figurada, descrevendo-se como o último dos apóstolos a quem o Senhor ressurreto apareceu. Essa figura de linguagem sugere que seu apostolado foi resultado de um “nascimento monstruoso”, ou seja, de uma chamada tardia e inesperada para o apostolado. Alguns estudiosos enfatizam o atraso na chamada de Paulo em relação aos outros apóstolos, enquanto outros destacam a humildade de Paulo ao se considerar indigno desse chamado, pois antes havia perseguido a igreja de Deus. Para Paulo, a graça divina foi o fundamento de sua vocação e do que ele se tornou e realizou como apóstolo.

Considerações Teológicas e Figurativas

A referência ao “Aborto Oculto” nas passagens bíblicas mencionadas não aborda diretamente a questão ética do aborto deliberado, mas sim descreve situações tristes e aflitivas relacionadas à perda ou à aparência deformada. Além disso, a figura de linguagem usada por Paulo em 1 Coríntios 15.8 ilustra sua humildade e dependência da graça divina para o exercício do ministério apostólico. É importante notar que a aplicação teológica dessas referências deve ser feita com sensibilidade e consideração ao contexto específico de cada passagem.

Conclusão

O “Aborto Oculto” é um termo encontrado em alguns textos bíblicos, que se refere a situações de perda fetal e deformidade, além de ser usado figurativamente por Paulo para ilustrar sua humildade e dependência da graça divina. A interpretação dessas passagens requer discernimento e consideração do contexto específico de cada uma delas. Enquanto o termo “Aborto Oculto” não aborda diretamente o debate ético do aborto deliberado, ele nos lembra da preservação da vida e da importância de uma abordagem compassiva diante das aflições e desafios enfrentados pelas pessoas em suas jornadas.