Em Gênesis 3 nós temos os acontecimentos mais nefastos da história da humanidade.
Ninguém, a partir dali seria a mesma essência, pois acabara de ser quebrada toda a harmonia em seu estado original em que fora criada.
Terra e tudo que brotasse dela, o mar e todos os seus seres viventes, o homem e posteriormente sua prole (digo assim porque eles ainda não tinham filhos, mas estes mesmo assim seriam afetados) – todo o planeta agora está comprometido pela livre escolha do casal agora nominados Adão e Eva.
Adão e Eva? Só Após a Queda em Gênesis 3
Quando criança, costumava ficar na porta de casa por volta das 17:40 para esperar meu pai chegar do trabalho. Ele vinha caminhando naquela rua comprida… então, eu olhava e dizia:
– Lá vem meu pai, parece que é meu pai…
Muitas vezes era só alguém parecido com ele, não era ele, mas de longe, parecia com ele.
Pense comigo – O homem criado à imagem e semelhança de Deus, com quem que ele se parece?
- Se parece com Deus, pois ele tem a semelhança d’Ele.
Os rabinos nos lembram que o ser-criado se parecia tanto com o Criador, pois, sua pele refletia, era uma luz diferente – talvez semelhante àquela que Moisés tinha no rosto qual, e a aparência era tanta que quando o ser-criado caminhava os animais que estavam mais longe só sabiam que não era o Criador quando ia chegando mais perto. Podemos até dizer que isso era exagero, e podemos até não acreditar, mas tem bastante sentido.
O Texto Sagrado passam a chamá-los pelo nome “Adão e Eva” só após a queda, pois só depois da desobediência é que a palavra Adão/Vermelho/Terra faz sentido. O ser-criado agora estava separado de seu Criador e o nome Adão (avermelhado devido à terra, ao barro) faz sentido.
Deus Matou um Animal Para Cobrir Adão e Eva?
Foram várias as vezes que ouvi histórias e estórias de Gênesis 3 relatando que Adão e Eva se esconderam por vergonha de estarem nus. Então Deus matou um animal para fazer-lhes vestimentas.
Ora, algumas versões da Bíblia, digamos, mais flexíveis com a intensão de ser mais explicativa e ajudar o leitor, acabam por fazerem interpretações que não condizem com o texto original.
O Texto Sagrado nunca diz sobre “Deus matar um animal”. Simplesmente diz que Deus os cobriu com pele. Os rabinos mais estudiosos nos dizem que Elohim apenas criou a pele para cobrir a nudez, pois o brilho da imagem e semelhança se fora – eles morreram – eles perderam a glória que tinham. Toda humanidade morreu ali naquele momento, já nasceriam mortos porque estariam (como de fato) separados do Criador.
Entretanto, não quero afirmar que Deus não tenha matado algum animal para cobrir o casal, mas, que dizer enfaticamente que não há esse registro.
As Escrituras Sagradas conta essa história – a da criação, a queda e a busca de Deus para dar Redenção ao homem.
Conteúdo de Gênesis 3
O capítulo faz uma abordagem sobre a tentação (3.16), mostra o impacto do pecado no relacionamento do homem com Deus (Gênesis 3 vs.7-12) e com outras pessoas (vs.12-13).
Também registra de forma devastadora as medidas de juízo tomadas pelo Senhor em relação aos homens e o impacto do pecado na própria natureza humana (vs.14-20).
Nas medidas de amor do Criado está incluso o exílio do Éden para que Adão e Eva não como da Árvore da Vida (v.21-24).
Contudo, o próprio Deus providencia uma forma de cobrir a nudez em que se encontravam cobrindo-os com pele.
Vemos então, senas de cuidados, de amor mostrado e a promessa do Messias sendo este anúncio o primeiro registro de profecia pelo próprio Criador.
Conceito e Palavras Chave na Aplicação Pessoal em Gênesis 3
Neste capítulo, nunca devemos esquecer das palavras de Adão:
“…Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu; por isso me escondi” (3.10)
O pecado nos afasta de Deus e do seu amor e com este conceito em mente, certamente vamos evitar muitas desgraças em nossas vidas.
A Aplicação pessoal é muito clara, porque as consequências do pecado de Adão e Eva foram ligeiramente aplicados sobre eles.
O mesmo acontece com todos nós que tentamos suplantar a legitimidade do relacionamento com Deus e com o próximo.
Ao invés de “correr para se esconder”, devemos correr para Ele e abraça-lo e pedir-lhe que nos liberte do pecado e tire a angústia de nosso coração.
Em Gênesis 3, nascem alguns conceitos-chave que veremos ao longo de nossa meditação e não podemos fechar os olhos para a existência deles.
Iremos então, no momento oportuno entender sobre:
- Maldição, o que a trouxe e sua extensão em efeitos e existência em nossos filhos e netos.
- Morte, em todas as suas extensões.
- Satanás, Sua existência e ação.
- Tentação, De quê, para quê e porquê.
Destaques de Gênesis 3
Não podemos sair do capítulo 3 de Gênesis sem dar “nomes aos bois”, sem aproveitar o momento para “mastigar a cana” e extrair dela o último caldinho doce.
Algumas palavras são dignas de atenção porque envolve diretamente nossa vida, modo de pensar e consequentemente, de agir.
Sobre a Tentação Registrada em Gênesis 3
Tentação! A palavra-chave “Tentação” trás observações importantes.
Ao ceder aos argumentos da Serpente, Eva nos mostra que somos todos vulneráveis ao engano e ao pecado.
Mas a notícia boa é que podemos sim vencer o mal e escolher não pecar – é difícil? Sim, considerando todas as implicações eu diria que é difícil, mas impossível não.
E ademais, o grau de dificuldade está ligeiramente ligada ao nosso estilo de vida e modo de pensar.
Pelo menos, olhando para o caso “Eva”, podemos entender como as ardis ciladas da Serpente funciona:
- A Palavra de Deus foi deturpada (Gênesis 3.1 cf 2.16,17);
- Em seguida a serpente nega a Palavra de Deus (Gênesis 3 v.4);
- O golpe fatal foi negar as motivações de Deus (Gênesis 3 v.5).
Tudo que a serpente disse para Eva, tinha a aparência de ser prazeroso tanto para o físico (sabor), quanto ao intelecto (entendimento) e a igualdade (v.6).
Só um conhecimento apurado e atento das Escrituras Sagrada pode nos dar discernimento de tão ardilosos argumentos de Satanás.
Além desse conhecimento, precisamos ter uma confiança em Deus e saber que, o caminho que Ele escolheu para andarmos, é o mais prazeroso que iremos experimentar em toda nossa vida.
Um fato a se considerar, é que o pecado não nasceu dentro de Eva, pois, a criação do homem foi perfeita e por si só jamais daria alguma disfunção.
A Serpente implantou na mente dela, mas, jamais, Eva pensaria tais atrocidades por si só – ao contrário do que mostra a queda de Satanás, pois neste, o pecado nasceu dentro de si mesmo.
O Conhecer de Gênesis 3
Conhecer! A palavra-chave “conhecer” deve ser bem identificada através deste contexto que implicará no nosso dia a dia.
A palavra “Conhecer” (yada em hebraico), era o que Adão e Eva não podiam fazer com o fruto proibido – a “árvore da ciência do bem e do mal” (v. 17).
Podemos começar pelo conceito básico da palavra “conhecer”. Já que Adão e Eva só conheciam o bem e eles por si só não podiam conhecer (conceito de aprender) a fazerem o mal.
Contudo, em Gênesis 3 o conceito básico para ela é tanto a capacidade de fazer distinções quanto de aprender, já que Adão e Eva “conheciam” somente o bem, então somente o bem poderiam praticar.
Você não conseguiria construir um avião, uma vez que não tenha “conhecimento” para fazê-lo – logo, a árvore que dava o conhecimento para o bem e para o mal não poderia servir de alimento.
O desejo de experimentar as coisas más veio da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal.
Tive Medo e Escondi
Gênesis 3.10 é a explicação da fuga como efeito do pecado principalmente quando se tem a noção da pessoa ofendida.
Quando pecamos, seja qual for o “crime” que tenhamos cometido, o primeiro a ser ofendido é o próprio Criador. O pecado nos leva para longe daquilo que é bom, que amamos.
O ser-vivente havia andado e conversado com seu Criador, mas agora estava escondendo-se d’Ele.
Óh pobre alma pecadora e mortal! Devíamos aprender com este fato que Deus está sempre pronto a conversar conosco e resolver nossas questões – Devemos correr sim, mas não para longe, ao invés, correr na direção.
Ela Me Deu – Gênesis 3.12
Diria o homem de hoje:
- Óh Deus! Agora me lembro, agora tudo faz sentido, o Senhor criou essa mulher para mim e “ela me deu”.
Agora todos são culpados, Deus porque me deu Eva, e Eva porque me deu da Árvore que eu não podia comer.
Parece que este exemplo de Adão foi o que mais aprendemos rapidamente – a de não ser responsável.
Mas, convenhamos aqui, Adão sabia que iria morrer, e mesmo assim preferiu ficar do lado da mulher e não de Deus.
“Foi a Serpente (v.13) O mesmo argumento é utilizado por Eva para fugir da culpa. Dalí em diante parece que praticamente todos nós, cristãos, colocamos a culpa no diabo.
Que fique bem claro o que escrevo: O único meio de mantermos comunhão com Deus e com Sua igreja é através de assumirmos a responsabilidade e “correr em direção ao Pai Celestial”.
N’Ele existe graça, sabedoria e amor para nos conduzir de volta à comunhão.
As Dores de Gênesis 3.16
Antes de entrar neste tópico precisamos saber e jamais esquecer – “Que o pecado traz dores”. Não como em nenhum nível ou grau, a possibilidade de não sentirmos o golpe de nosso próprio erro.
Cabe aqui, colocarmos o texto como ele está no original:
“sua tristeza multiplicar Eu vou muito, você deve trazer na dor a sua concepção e ele seu desejo será e até crianças e para Adão deve governar sobre você. (v.16)
Quando Adão e Eva fogem, o estrago já estava feito e ela (Eva) estava em profunda tristeza – ela já estava em profundo sofrimento pelo que tinha feito.
Agora o Criador chega ao local dos “escondidos” e diz: “Eva, Eu vou aumentar muito o seu sofrimento” .
O Criador não pode “poupar” que o ofensor sofra e isso nos diz que devemos evitar o pecado se não quisermos sofrer.
Então, neste texto existe as “dores da concepção” como consequência do pecado, mas, além disso, o sofrimento é severamente aumentado pelo próprio pecado.
E ele te dominará – Gênesis 3.16
Essa parte do Texto Sagrado de Gênesis 3, tem sido desde os tempos hodiernos uma constante pauta conflitante.
O domínio do marido na família foi anunciada como medidas causativas em Gênesis 3 – era apenas uma das conseqüências do pecado.
Então, se você papai que está lendo este texto, jamais dele se aproprie para reivindicar seu domínio sobre a mulher – pelo contrário – se essa sentença era parte das consequências do pecado e nós cristão que estamos em processo de libertação, não é justo que estas sentencias vão de desfazendo em nosso meio?
Entretanto, deve ficar a advertência de que a mulher também não pode dominar o homem como é muito comum hoje em dia.
Agora, Expulsos do Éden
Gênesis 3 também marca uma perca sem procedentes para o homem – a expulsos do Éden (3.21-24).
O primeiro impacto que temos quando alguém conta essa história na escolinha de crianças, e mesmo a maioria dos pregadores, pensamos que recebemos uma punição de um Deus irado.
Caminhamos muito na jornada cristã até aprendermos que nada foi além de amor do Criador.
Foi um dos maiores benefícios que Adão e Eva (por consequência a humanidade) receberam para não incorrer noutro pecado – o de provar da Árvore da Vida e vivesse eternamente no pecado.
Imagine termos que viver eternamente no erro, na violência, na traição e assim, eternamente? Consegue imaginar?
Diante da morte de um ente-querido, ficamos totalmente revoltos (muitas vezes) e questionando – porque morrer?
Porém, vai chegar o momento em que seremos totalmente transformados na imagem (novamente) do Filho de Deus e a morte será vencida e deixaremos para trás todas as mazelas adquiridas em Gênesis 3.
1 comentário em “Gênesis 3 Conteúdo e Conceito Chave Aplicado”