Gênesis 2 Conteúdo e Conceito Chave Aplicado

Em Gênesis 2 – Explore a narrativa intrigante de Gênesis 2 e mergulhe nas histórias fascinantes da criação bíblica.

Descubra os mistérios e significados por trás do segundo capítulo do livro de Gênesis com insights e análises envolventes.

Deus descansa de sua obra criadora (2.1-3). Após narrar coisas de forma sistemática, ordenada e lógica considerando a fonte de tanto poder – Elohim, Moisés apenas respira fundo e volta um olhar intenso e observador não para fazer uma segunda narrativa, mas para dar uma personalização quanto à criação do ser humano. 

A obra-prima para “coroar” as coisas criadas – o “ser-humano”, a “alma-vivente” estava ali como testemunhos de tudo que era bom. (v.4-7)

Gênesis 2 O Éden – Preparando o Ambiente Para o Homem

Elohim cria, mas ainda não há movimento crescente na terra. Chega a hora de preparar o ambiente para sua criação.

Cuidadosamente, o SENHOR faz brotar água para dar crescimentos às plantações e de forma amorosa forma o Éden, permitindo que o “ser criado” partilhe de algumas características próprias do Criador.

O “ser-vivente” agora recebe amor pelo que é belo (v. 9), prazer pelo trabalho significativo (v. 15), responsabilidade moral (v.16,17) e uma capacidade para criar (v. 19,20).

Se você deseja “quebrar a cara” de quem inventou o trabalho… está na hora – foi o Criador – Tens coragem de avançar nessa tua insensatez?

Gênesis 2: O “Alma-Vivente e A Alma-Vivente

Contudo, apesar da plenitude dessas dádivas, o “ser-vivente”, ao cuidar dos animais percebeu que todos tinham a outra parte para se conhecerem, mas ele… ainda não.

Elohim, então, formou a “alma-vivente” fêmea a partir da “alma-vivente” macho e lhe entregou uma “adjutora” (v. 18,20). 

O método de Deus, retirando uma costela de Adão, ensina que o homem e a mulher partilham uma identidade comum.

Porém, devemos entender esse processo, pois o “alma-vivente” recebe a imagem e semelhança de seu Criador diretamente d’Ele, ao passo que Eva, por sua vez, e não com menos significância, recebe a mesma imagem e semelhança por meio do “alma-vivente”.

O que significa nossa responsabilidade de sempre transmitir tudo que é de bom e perfeito que recebemos em nossa criação (vv. 21-23). 

Também aprendemos (v. 24,25), que as diferenças existentes são cruciais para permitir a união matrimonial entre homem e mulher, onde ambos são supridos em suas intimidades, compromisso perpétuo e mútua proteção.

Conceito e Palavras Chave na Aplicação Pessoal em Gênesis 2

Aplicação pessoal:

  • (a). Existe uma dinâmica necessária em transmitir a imagem e semelhança (embora hoje caída) do Criador ao próximo diante.
  • (b). A criação da mulher surge a partir da necessidade de suprimento lógico, emocional e proposital do Criador. 

Os Conceitos-chave são temas e tópicos que precisamos pensar sobre o assunto.

São essas abordagens no pensamento que nos levam à meditação profunda.

Podemos pontuar alguns insights de Gênesis 2 nos leva a refletir:

  • (a). A pausa para o sábado e como isso poderia influenciar numa dedicação profunda diante do Senhor. Talvez devo acrescentar que não é o sábado em si, mas um dia dedicado ao Senhor a cada sete dias – isso lhe faria bem?
  • (b). O casamento – resgatar sua originalidade só poderá trazer melhor condições em sua família;
  • (c). A vergonha pelo pecado – Não é comum ver as pessoas mentirem descaradamente e tomar um café como se nunca conhecesse o pecado, sem nenhum puder e sem “vergonha” – foi o que o nosso primeiro Adão sentiu;
  • (d). Mulheres – Quem são, o que comem, o que pensam – Que maravilha da criação.
  • (d). Trabalho – O significado do trabalho como uma “missão” dada diretamente do Criador – isso poderia significar em nosso dia a dia uma melhora substancial em nosso ambiente trabalhista.

Destaques de Gênesis 2

O capítulo 2 de Gênesis nos chama atenção para algumas palavras-chave que carregam conceitos importantes.

Vamos nos deter a algumas, para que o nosso aprendizado seja mais didático e com isso possamos esquadrinhar melhor o livro de Gênesis.

Um Ambiente Sagrado em Gênesis 2 Chamado Éden

O Éden e Seu Rio descritos em Gênesis 2: Um dos significados do Éden pode ser entendido como “Um Lugar Maravilhoso” (cf. Is 51.3; Éx 28.13; Jo 2.3).

Em todas as épocas, historiadores leram ardentemente Gênesis 2 para encontrar o Éden.

O texto sagrado aponta o seu lugar como se estendendo ao longo dos rios Tigre e Eufrates, que pode ser entendido como sendo nas montanhas da Armênia.

O Éden foi criado com um propósito de ser o ponto central onde o Criador encontrava sua criatura. Era dali a nascente de Um Rio que se desdobrava em Quatro Braços:

  1. Pisom
  2. Giom
  3. Tigre
  4. Eufrates

Estas águas irrigavam toda a terras ao longo do percurso levando riquezas – não é por menos que os povos antigos entendiam que o Rio do Criador enriquecia a terra.

Foi nesse Éden descrito em Gênesis 2 que o Criador plantou um jardim – (Do Hebraico gan – significa Jardim Cultivado). A Septuaginta traduziu como “paradeisos” de onde saiu a palavra “paraíso” como um lugar de morada futura.

Esse “paraíso (paradeisos)“ se tornou o desejo futuro do ser humano uma vez que lá estava a Árvore da Vida para alimentar a imortalidade. Apocalipse retoma o tema, mas não será discutido aqui.

O Barro e o Sopro de Deus em Gênesis 2

Barro e sopro: As Escrituras sagradas insistentemente pergunta:

– Que é o homem? (Jó 7.17; 15.14; Sal 8.9; 144.3; Heb 2.6).

É aqui em Gênesis 2 que aprendemos que somos apenas “Barro”. Foi o “Sopro” que saiu do Criador que tornou possível a esse simples “barro” se tornar alma-vivente nos tornando seres biologicamente naturais, dentro do tempo recém criado sensitivamente também espiritual.

O “Sopro de Deus” criou em nós um espaço de sensibilidade que nos capacita a sermos racionais e podermos comunicar com nosso Criador.

Adão, Ser-Humano, Alma-Vivente

Adão, Ser-humano, Alma-Vivente: você deve ter percebido que quando descrevi acima a criação do homem e da mulher, eu evitei as palavras “Adão” e “Eva” propositadamente.

Fiz isso, porque eles receberam o nome Adão e Eva, após a queda e apesar de ser um jogo de palavras, o texto original traz o termo “ish” para varão e “ishah” para a varoa – “homem e mulher os criou”. 

Já a palavra “Adão” (entendido como vermelho/barro) vindo à tona, da-nos a entender que somos apenas pó se o “Sopro” de Deus não estiver vivo e atuante em nós.

Se o homem (a). Recebe o fôlego de vida; (b). Trazendo a imagem e semelhança do Criador; (c). Ordenado a governar a criação e não sobre os seus iguais; (d). Moralmente pronto para obedecer ao Criador, e (e). Com uma natureza que precisa de intimidade (com Deus e com seus iguais) – significa que seu valor é inestimável e a quebra dessas especificações trazem caos.

A Mulher em Gênesis 2

A Mulher (2.18-25): É surpreendente observar que existem várias versões extra-bíblicas para a criação do homem, mas, nenhuma cultura antiga relevante se deu a este trabalho em relação à mulher.

Enquanto que em apenas um versículo (v.7), descreve a história da criação do homem, o texto sagrado utiliza seis versículos em Gênesis 2 para contar a história da mulher.

A mulher é biblicamente abençoada por ser o “ponto final” da criação e suas habilidades naturais como descreve o hebraico, é de “alguém que lhe auxilie” (v.18).

O termo hebraico para “auxiliar” é “ezer” e não possui uma conotação de inferioridade, mas que ela estivesse à altura do varão.

Um olhar atento à palavra “auxiliar, ajudar de  ezer” no hebraico, percebemos que e a raiz da palavra encontrada em Dt 33.29 onde descreve que Israel é feliz porque é um “povo ajudado pelo Senhor”

E ainda, a mesma raiz de “Ebenezer” que aparece em 1Sm 7.11 que significa: “Até aqui nos AJUDOU o Senhor” – ou seja, se o Senhor é nosso AUXILIADOR, AJUDADOR, porque a mulher seria inferior ao homem? Responda você.

Olha que magnífico, a mesma palavra usada para a ação amorosa de Deus cuidando de seu povo, estendida à mulher para com o homem.

Traz um sentido de que as profundas necessidades um do outro podem ser “ajudadas’ um pelo outro.

Entretanto, somente depois da queda que a mulher foi posta pelo próprio Criador como submissa ao homem em sua FUNÇÃO, mas nunca inferior quanto à sua natureza.

O Que é Uma Só Carne em Gênesis 2

Carne (2.24): O termo hebraico para “carne” possui uma variedade de significados, tal como se tratando do corpo físico, a personalidade, todos os seres viventes, os relacionamentos familiares. 

Quando usado como “natureza humana”, a palavra “carne” direciona a atenção para a nossa vida mortal, vivida no tempo e portanto submetida aos efeitos desse tempo.

A afirmação “uma só carne” não denota apenas união sexual. É como se Deus perguntasse a um casal encrenqueiro: Ei, você aí, não vieram do mesmo lugar? Não são a mesma composição? Então, desfrutem igualmente o tempo e vivam de forma amorosa, altruísta e harmoniosa.

Na matemática de Deus, é feito a divisão para haver multiplicação – literalmente Adão foi dividido para multiplicar quando Deus arrancou-lhe a costela para fazer sua esposa.

Na força da poesia encontrada em Gênesis 2 – Adão só teria se encontrado quando repartido olhou para Eva dizendo: “esta é…” como se estivesse olhando no espelho, pois a identidade do ser se estende e se completa quando o “ish” e a “ishah” se encontram.

1 comentário em “Gênesis 2 Conteúdo e Conceito Chave Aplicado”

Deixe um comentário